5 passos para solicitar um Certificado Energético

O Certificado Energético classifica o desempenho de uma casa ou edifício e propõe medidas de redução do consumo de energia e aumento do conforto térmico por via da melhoria da sensação térmica no interior do imóvel. Além disso, poderá possibilitar o acesso a financiamento com melhores taxas, usufruir de benefícios fiscais em sede de IMI ou IMT, ou reduzir taxas para a reabilitação de imóveis. Mas sabe o que deve fazer na altura de solicitar este documento? Descubra aqui os 5 passos para solicitar um Certificado Energético:

1.Escolher um perito qualificado
Apenas arquitetos ou engenheiros, com experiência mínima de 5 anos e reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE), entidade gestora do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, estão habilitados para avaliar e determinar a eficiência de um edifício e a emitir o documento. Opte por profissionais de confiança com experiência no mercado.

2.Solicitar orçamento
O valor do registo e emissão do certificado energético varia consoante a dimensão da habitação e da utilização dos espaços (habitação ou comércio e serviços), sendo que a este valor se juntam os honorários dos peritos. Aqui pode solicitar uma simulação totalmente gratuita e saber quanto lhe pode custar o certificado energético. Os nossos preços são livres de surpresas.

3. Agendar a visita do perito
O perito terá de se deslocar à casa para a analisar e avaliar. Neste procedimento, o especialista procura recolher o máximo de informação possível para aferir a eficiência energética do edifício e emitir o certificado.

4. Reunir toda a informação necessária
Antes da visita do perito, deve reunir toda a documentação referente ao imóvel, nomeadamente, uma cópia da planta/s do imóvel, a caderneta predial urbana, a certidão de registo na conservatória e a ficha técnica. Deve também reunir documentação relevante com especificações técnicas dos materiais e dos equipamentos instalados na sua casa, como painéis solares, ar condicionado, recuperadores de calor, etc.

5. Emissão do Certificado energético
Após a visita técnica e análise da documentação é feito o cálculo que dará lugar à emissão do certificado energético. Será feito um estudo de medidas de melhoria que melhor se adequam às características do seu imóvel e que o irá ajudar a decidir qual a intervenção mais adequada para melhorar a sua classificação.

Se precisa de saber mais sobre este tema consulte o guia completo da certificação energética. Conte com a equipa de profissionais especializados da Arrudarq, com mais de uma década de know-how no setor, e usufrua de um acompanhamento próximo e de confiança durante todo o processo,

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in

263 098 943 | 910 491 086
arrudarq@gmail.com

horário 09h - 18h (Seg. a Sex.)