Perguntas Frequentes Arrudarq
1 – O que é o certificado energético?
O certificado energético é um documento que informa o cliente sobre o desempenho energético do seu imóvel, através de uma escala de letras de A+ a F, sendo A+ o mais eficiente. Também fornece um conjunto de medidas de melhoria, sem carácter obrigatório, para reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto.
O seu cálculo assenta na recolha de informação técnica no local e desenvolvimento do relatório em backoffice, sustentado na vasta legislação aplicável.
2 – Quando tenho de fazer um certificado energético?
A Certificação Energética é obrigatória a partir do momento em que haja intenção de locação ou transmissão (arrendamento ou venda) para edifícios novos e para imóveis existentes, independentemente da sua antiguidade. Ou seja, assim que coloca o imóvel em comercialização.
Excluem-se do âmbito de aplicação do SCE (Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios), entre outros, os seguintes edifícios:
– As instalações industriais, agrícolas ou pecuárias;
– Os edifícios utilizados como locais de culto ou para atividades religiosas;
– Os edifícios ou frações exclusivamente destinados a armazéns, estacionamento, oficinas e similares;
– Os edifícios unifamiliares com área útil igual ou inferior a 50 m2;
– Os edifícios em ruínas.
3 – Qual o custo do certificado energético?
Na Arrudarq, o custo de emissão de um certificado energético inclui a deslocação, os honorários, a taxa de registo obrigatória e o IVA. Nunca existem valores surpresa. Peça o seu orçamento aqui
4 – Qual o valor das taxas Adene?
Para habitação:
T0 e T1 – 28,00€+IVA
T2 e T3 – 40,50€+IVA
T4 e T5 – 55,00€+IVA
T6 ou superior – 65,00€+IVA
Para comércio e serviços:
Área igual ou inferior a 250,00 m² – 135,00€+IVA
Área superior a 250 m2 e igual ou inferior a 500 m2 – 350,00€+IVA
Área superior a 500 m2 e igual ou inferior a 5000 m2 – 750,00€+IVA
Área superior a 5000 m2 – 950,00€+IVA
3 – Em quanto tempo é feito o agendamento após o pedido?
Normalmente o agendamento é feito em 24h úteis.
4 – Quanto tempo demora a emissão do certificado energético?
Nos processos não urgentes a emissão demora até 3 dias uteis após a visita ao imóvel.
Em casos urgentes, com custo acrescido, é emitido no dia seguinte à visita ao imóvel.
5 – Quais os documentos necessários?
Para a emissão do certificado energético é obrigatório a entrega dos seguintes documentos:
– Caderneta predial;
– Certidão do registo predial;
– Planta do imóvel. Caso não tenha planta entre em contacto connosco;
– Ficha técnica de habitação, para imóveis com licença de utilização emitida após março de 2004;
– Certificado energético anterior (a existir).
5 – Quando e como é feito o pagamento?
O pagamento do certificado energético pode ser feito por MB Way ou através da referência MB que consta da fatura, enviada para o seu email, normalmente no dia útil seguinte à visita.
6 – Como recebo o certificado energético?
O certificado energético é um documento digital seguro, disponibilizado no formato PDF, enviado para o seu email.
7 – Qual a validade do certificado energético?
No caso de imóveis destinados a habitação e nos pequenos edifícios de comércio e serviços, a validade é de 10 anos.
Para os grandes edifícios de comércio e serviços, a validade é de 8 anos.
8 – É possível renovar um certificado energético?
Não. Findo o seu prazo de validade, deverá ser emitido um novo certificado energético.