Construção de casa: que tipos existem?

Construção de casa: que tipos existem

Na altura de construir uma casa, conhecer os métodos de construção passa a ser uma informação fundamental. Afinal, vai decidir os alicerces da habitação e criar as condições de futuro da mesma. Descubra os tipos de construção de casa que existem para que possa tomar uma decisão sustentada. No entretanto, deverá garantir que tem o apoio de profissionais da área construtiva, que possam aconselhar e orientar no melhor dos seus interesses.

1.Alvenaria com tijolos ou blocos de cimento
O termo alvenaria remete para a construção com elementos unidos entre si, usando ou não argamassa. Esses podem ser de várias origens e materiais, maciços ou vazados (tijolos e blocos) tais como blocos de cimento, tijolos, pedra e até vidro. A alvenaria com tijolos ou blocos de cimento é o método de construção mais utilizado em Portugal.

2.LSF
LSF (Light Steel Frame) significa estrutura de aço leve e este método versátil tem ganho popularidade uma vez que evita a utilização de cofragens e a construção é tipicamente mais rápida. As casas construídas com LSF tornam-se habitualmente mais confortáveis e com melhores desempenhos térmicos e acústicos, porque utilizam obrigatoriamente materiais de enchimento e isolantes como o poliestireno expandido, o gesso acartonado, a lã mineral entre outros.

3. Betão armado
O betão armado é uma técnica de construção que consiste em aplicar betão sobre uma malha de aço, e surge da necessidade de unir a resistência à compressão e a durabilidade do betão às características de flexibilidade e tração do aço. Este método é mais barato em comparação com a pedra e permite, além de maior rapidez na construção, uma abordagem estética muito variada, possibilitando formas pouco convencionais.

4. Alvenaria de pedra
Este método ancestral utiliza blocos maciços de pedra e resulta num aspeto único e característico. As construções deste género garantem excelentes características de desempenho térmico e de isolamento acústico, além da resistência à passagem do tempo. No entanto, tendem a ser húmidas e de difícil reparação.

5. Construção em madeira
À semelhança da pedra, a madeira é um material milenar para a construção de habitações. Este método construtivo implica a utilização de vigas, barrotes e tábuas de madeira unidos por pregos, parafusos ou encaixes. A madeira não oxida e é um material muito durável, além de leve e resistente. Proporciona também excelentes condições de isolamento térmico e acústico.

Estes são os tipos de construção de casa mais utilizados e que importa conhecer na hora de optar pelo projeto de construção mais importante da sua vida – a construção da sua casa.

Na Arrudarq, pode contar com uma equipa de profissionais altamente especializada, disponível para lhe prestar serviços de qualidade e apoio de excelência. Solicite o orçamento gratuito para a sua avaliação imobiliária.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in

263 098 943 | 910 491 086
arrudarq@gmail.com

horário 09h - 18h (Seg. a Sex.)