Diferentes métodos de Avaliação de Imóveis

Diferentes métodos de avaliação de imóveis

Sabia que há mais do que uma forma de aferir o valor de determinado imóvel? O seu valor de mercado corresponde ao valor que o mercado está disposto a pagar por ele – e há métodos próprios para calcular isso mesmo. Na verdade, são internacionalmente reconhecidos três métodos de Avaliação de Imóveis. Fique a conhecê-los melhor:

1. Método Comparativo de Custo
Tal como o nome indica, o valor do imóvel é atribuído através da comparação com imóveis semelhantes. Este método baseia-se no conhecimento do mercado local e dos valores das transações de imóveis semelhantes ao que está em análise.
Para um cálculo devidamente fiável deve haver uma recolha significativa de informação de imóveis à venda, ou de imóveis que já foram vendidos. É contudo, determinante proceder a uma homogeneização de todos os fatores elegíveis, pois dificilmente as informações serão comparáveis diretamente. Na prática, para utilizar este método recorre-se ao valor por m2 através da média ponderada dos imóveis utilizados na amostra.
Ou seja, Valor do imóvel = Valor/m2 x Área do imóvel

2. Método do Custo
Este método permite calcular o valor de um ativo imobiliário através da reposição ou substituição de um imóvel com características e funções semelhantes. Esta forma de cálculo é sobretudo utilizada em mercados onde a informação é escassa, ou quando o imóvel que se pretende avaliar é de uma tipologia pouco transacionada.
Assim, Valor do imóvel = Valor do Terreno + Custo de Construção – Depreciação (no caso de imóveis usados)

3. Método de Rendimento
O Método do Rendimento consiste em calcular a renda ou o rendimento que um imóvel pode gerar. Assim, a fórmula para calcular o valor utilizando este método é: R = r x 12 / t
Com esta fórmula inclui-se outra variável extremamente importante que é a taxa de capitalização. Esta é obtida através da relação entre os rendimentos gerados pelo imóvel anualmente e o valor do imóvel, ou de imóveis comparáveis. Sendo assim a taxa de capitalização é dada por:
T = R/ V, em que:
R = Rendimento em imóveis semelhantes
r = rendimento mensal/ bruto
t = taxa de capitalização

Se necessita de ajuda sobre este tema, ou quer saber quanto pode valer o seu imóvel no mercado, entre em contacto com a nossa equipa de profissionais altamente experientes. Solicite um orçamento totalmente gratuito para a avaliação do seu imóvel.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in

263 098 943 | 910 491 086
arrudarq@gmail.com

horário 09h - 18h (Seg. a Sex.)