Avaliação Imobiliária: quando é necessário fazer uma?

A avaliação imobiliária consiste num relatório com base em conhecimentos técnicos e científicos para avaliar bens de propriedade. Segue-se por uma série de procedimentos específicos, de uma forma detalhada e considerando a finalidade da avaliação, com o objetivo de chegar a um valor correspondente ao imóvel em questão.

E quando é que se torna necessário proceder a uma avaliação imobiliária? Na verdade, ela é imperativa para todos os processos de financiamento, construção ou até mesmo partilha de bens de uma herança e uma peça fundamental no momento de compra e venda de imóveis. Este documento torna possível chegar ao preço real do imóvel, evitando prejuízos ao proprietário/vendedor e/ou processos judiciais.

No caso de financiamento, por exemplo, a instituição responsável por regular a concessão do crédito realiza o pedido de avaliação como garantia para o imóvel cobrir o valor investido, caso não haja o pagamento da dívida. Já na compra e venda direta, em que não esteja envolvido financiamento, o comprador ou o vendedor devem solicitar o documento como forma de salvaguardar um negócio justo e adequado, salvaguardando eventuais surpresas motivadas pela especulação ou interesses unilaterais implícitos.

Em processos judiciais nos quais o imóvel esteja diretamente envolvido, o relatório de avaliação regula as ações que envolvem valores de aluguer, renovação ou revisão, cálculo de valores para indemnização, venda compulsória ou liquidação forçada por requisito de instituição financeira, entre outras finalidades.

Sob a forma de um documento comprobatório que certifica a expressão monetária de um determinado bem imóvel, para uma finalidade específica, data e situação determinadas, a avaliação imobiliária viabiliza a transação e decisão acerca do mesmo, pelo que se torna fundamental e basilar em qualquer processo em que esse imóvel esteja envolvido.

Na Arrudarq encontra uma equipa especializada com anos de experiência no mercado capaz de lhe oferecer para um acompanhamento personalizado durante todo o processo. Solicite o orçamento gratuito para a sua avaliação imobiliária.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in

263 098 943 | 910 491 086
arrudarq@gmail.com

horário 09h - 18h (Seg. a Sex.)