3 Fatores que determinam a Avaliação de um Imóvel?

Existem vários fatores que determinam o valor de um imóvel e têm impacto direto na avaliação do mesmo, numa perspetiva de venda ou aluguer. É importante comparar os valores de mercado, no entanto é de extrema importância uma correta abordagem comparativa e sensibilidade técnica para analisar e ponderar fatores singulares com relevância na determinação do valor.

Destacamos três fatores que influenciam a avaliação de um imóvel:
1 – Localização
A localização é eventualmente o fator mais importante na definição do valor do imóvel, uma vez que pode ser responsável por uma elevada percentagem do mesmo. A proximidade relativamente ao centro da cidade e aos serviços, as áreas verdes envolventes, a segurança das redondezas e o facto de estar bem servido de uma rede de transportes públicos são alguns dos fatores que tornam o imóvel aliciante

2 – Planta do imóvel
As características do imóvel determinam o seu valor. A tipologia, compartimentação, área, proporcionalidade, número e dimensão das divisões são fatores de avaliação relevantes, assim como a praticidade, equipamentos e facilidades de que este dispõe (tal como arrumos, garagem, elevador, etc). além disso, o estado do imóvel – se ele é recente ou mais antigo, se está bem conservado, se precisa ou não de obras – também é considerado para aferir o seu valor de mercado.

3 – Vista
A vista sobre o horizonte ou envolvente próxima são também um fator importante para a avaliação de um imóvel e pode determinar grandemente o seu valor. A entrada de luz natural e paisagem justificam valores mais altos, enquanto a vista para prédios vizinhos, ou imóveis sem acesso a luz natural direta, costumam valer menos.

Um dos principais métodos para verificar se os valores praticados são justos é através da comparação, quando feita de forma correta e adequada. Garanta que escolhe um serviço de avaliação imobiliária de excelência, com uma equipa de profissionais qualificados. Na Arrudarq oferecemos um serviço completo e com elevada experiência na área da avaliação imobiliária. Saiba mais aqui.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in

263 098 943 | 910 491 086
arrudarq@gmail.com

horário 09h - 18h (Seg. a Sex.)