Áreas de um Imóvel: Quais são?

Podemos identificar quatro tipos de áreas principais num imóvel: a área útil, a área bruta, a área bruta privativa e a área bruta dependente. Estas zonas são identificáveis na planta do imóvel, edifício e/ou fracção, e têm determinadas características que as constituem como tal. Vamos analisar cada uma delas:

A área útil é a área usada na certificação energética e diz respeito à soma das áreas de todos os compartimentos da habitação. Esta soma inclui vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, despensas e outros compartimentos de função similar. A área útil mede-se pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo, ou seja, exclui todas as paredes.

A área bruta caracteriza-se pela superfície total do fogo, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e eixos das paredes separadoras dos fogos. Esta área inclui varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas circulações comuns do edifício.

A área bruta privativa é a que é utilizada pelas Finanças e diz respeito à superfície total do fogo, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e eixos das paredes separadoras dos fogos.

Por fim, a área bruta dependente considera as áreas cobertas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, situadas no exterior do edifício e/ou da fracção, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício e/ou fracção. Aqui incluem-se garagens e parqueamentos, arrecadações, instalações para animais, sótãos ou caves acessíveis (desde que não integrados na área bruta privativa), e ainda outros locais privativos de função distinta das anteriores.

Na Arrudarq encontra profissionais especializados, com anos de experiência no mercado de avaliação imobiliária, para um acompanhamento próximo, cuidado e de excelência.

Descubra mais sobre os serviços de avaliação imobiliária aqui.

Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
  • Pinterest
Share
Tagged in

263 098 943 | 910 491 086
arrudarq@gmail.com

horário 09h - 18h (Seg. a Sex.)